Trabalho Útil e Trabalho Abstrato na Teoria Marxista

HUNT, E. K. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro: Campus, 1981.

Marx afirmou que o trabalho define os valores de troca, da mesma forma que o tempo de trabalho, para ele, era trabalho simples e homogêneo, ou seja, subtraindo-se as diferenças entre os tipos de processos de trabalho. Isso gerou dois conceitos distintos: trabalho útil e trabalho abstrato.

O trabalho útil analisava características específicas de processos específicos de trabalho, onde essas qualidades particulares eram necessárias para produzir valores de uso também singulares (de cada mercadoria).

O trabalho abstrato desconsidera essas particularidades e cria valor de troca. Assim, o valor de uma mercadoria significa trabalho humano no sentido abstrato, além de gasto de trabalho humano em geral.

Não era apenas o tempo socialmente necessário de trabalho para a produção de uma mercadoria que contava, segundo Marx; mas, também, deveria se considerar as diferenças entre trabalho qualificado (que exigia tempo para adquirir certas habilidades) e trabalho não-qualificado (para tarefas mais simples). O cálculo dos valores exigiria que o trabalho qualificado fosse reduzido a um simples múltiplo do trabalho sem qualificação.

“O trabalho qualificado só conta como trabalho simples intensificado ou como trabalho simples multiplicado quando se considera uma quantidade de qualificado igual a uma quantidade maior de trabalho simples. […] As diferentes proporções (…) são estabelecidas por um processo social despercebido pelos produtores[…]” (MARX)

Partindo da ligação entre o valor de troca e a quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção, Marx mostrou, ao longo de sua teoria, as condições sócio-históricas necessárias para que os produtos do trabalho humano se transformassem em mercadorias.

2 pensamentos sobre “Trabalho Útil e Trabalho Abstrato na Teoria Marxista

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s