Declínio a Longo Prazo do Nível de Renda: Primeira Metade do Século XIX

Ficha de estudos sobre o capítulo XIX do livro “Formação Econômica do Brasil” de Celso Furtado – Formação Econômica do Brasil – Prof. Flávio Migovsky

  • Naquela época os produtos importados estavam com preços em baixa, por isso era inviável impedir que a população os consumisse, pois isso geraria uma queda abrupta na renda per capita. Seria algo como fomentar a indústria nacional sangrando a renda de uma população que já enfrentava dificuldades.
  • Também havia a questão de a Inglaterra impedir de várias formas a exportação de maquinário para indústrias têxteis. Os Estados Unidos só foram capazes de criar sua própria indústria no setor devido às emigrações inglesas para território norte-americano e, assim, conseguiram desenvolver a tecnologia lá.
  • A única solução para o crescimento econômico do Brasil na primeira metade do século XIX seria aumentar as exportações. Porém as exportações, até 1850, cresceram apenas em número, sendo que em valor elas decaíram. Aumentaram as exportações no conjunto total graças ao início da exportação de café, seguida dos produtos tradicionais como açúcar, algodão, couros e peles e fumo. O fumo foi o único produto que não teve seu preço reduzido, já os demais todos sofreram depreciação graças ao aumento das tarifas como única forma de arrecadação do governo no período.
  • O quadro econômico causado pelas modificações de preços na produtividade do Brasil deste período revela que a renda per capita foi a mais baixa de todo o  período colonial.
  • O que poderia ter evitado que a renda per capita continuasse declinando seria o crescimento de um setor não ligado ao comércio exterior, como por exemplo o setor terciário (serviços, indústrias, comércio interno). Entretanto, não havia urbanização suficiente que compensasse, atráves dessas atividades, os efeitos que a queda dos preços de intercâmbio (exportação e importação) provocou sobre a população.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s